A mentoplastia é o nome da cirurgia realizada para tratar a forma do mento, isto é, o queixo dos pacientes (parte que envolve mandíbula, pescoço e o um terço inferior da face) seja para aumentá-lo ou diminuí-lo.
As mentoplastia de aumento são muito mais comuns que as de redução, até porque o procedimento que envolve a segunda é muito mais complexo. Pode ocorrer a avanço ou retração da mandíbula ou avanço ósseo apenas do osso do queixo. Mas é uma cirurgia bem mais complicada com indicação que vai além da estética.
Outros nomes
Cirurgia do queixo, cirurgia do contorno cervical e genioplastia.
Indicações da mentoplastia
A mentoplastia é utilizada para correção das mais diversas deformidades funcionais ou estéticas. A indicação do procedimento adequado para corrigir uma deformidade do mento é baseada no tipo e na extensão da deformidade, podendo este ser considerado proeminente (macrogenia), deficiente (microgenia) ou assimétrico. Ainda pode ser indicada para auxiliar no tratamento da apneia obstrutiva.
Critérios para o novo queixo
A mentoplastia deve ser feita analisando o rosto como um todo, para que o resultado final seja mais harmônico com o conjunto. Primeiro deve-se observar como e a forma da mandíbula. É realizada uma análise facial que identifica o perfil de um paciente com desarmonia facial. É imperativo determinar se o que ocorre é uma deformidade de oclusão e/ou esquelética ou se o mento encontra-se apenas projetado ou retraído. Então, a partir dessa análise será determinada o que necessitará para um queixo mais harmônico com o restante da face.
Fonte: Sociedade Brasileira de Ciriurgia Plástica
21 99776-6872
/ 21 96993-8694