Ginecomastia

Ginecomastia

A Ginecomastia ou “hipertrofia mamária” é uma neoplasia, que pode ser benigna ou maligna. Sua principal característica é o crescimento das mamas nos homens, podendo alguns serem hermafroditas, e ocorre geralmente nos períodos de alteração hormonal. É chamada de lipomastia ou pseudoginecomastia quando sua causa se deve exclusivamente ao acúmulo de gordura.

A maior parte dos casos desse crescimento das mamas ocorre devido a patologias, geralmente associadas a desequilíbrios hormonais que são liderados pela síntese das células adiposas (as de gordura). Ou seja, quando há redução do hormônio masculino (testosterona) e aumento do hormônio feminino (estrogênio).

Sua maior incidência é na puberdade, atingindo cerca de 65% dos jovens entre 14 e 15 anos de idade, e 75% dos casos são bilaterais (nas duas mamas). Contudo, ela desaparece na fase final da adolescência e diminui para 7% nos jovens entre os 17 anos. Em geral, a doença acomete 32% dos homens.

A doença quando leve/benigna é considerada normal em meninos no começo da adolescência/puberdade e, na maioria desses casos, é reversível. Os hormônios, em nosso corpo, são substâncias químicas fabricadas pelo sistema endócrino nervoso, que desempenham funções específicas em nosso organismo.

Esses hormônios são transportados e metabolizados na corrente sanguínea e em outros fluidos, assim como em determinados momentos da vida eles têm a função de modificar nossas estruturas e tecidos.


Fonte: Sociedade Brasileira de Ciriurgia Plástica

Faça uma avaliação

21 99776-6872 / 21 96993-8694