Se orelhas salientes ou desfiguradas incomodam você ou seu filho, pode-se considerar a cirurgia plástica. Cirurgia da orelha – também conhecida como otoplastia – pode melhorar a forma, a posição ou as proporções das orelhas. A cirurgia corrige um defeito na estrutura das orelhas presente desde o nascimento, que se torna aparente com o desenvolvimento, ou trata orelhas deformadas causadas por lesão. A otoplastia cria uma forma natural, dando equilíbrio e proporção às orelhas e à face. Correção de deformidades menores pode beneficiar a aparência e a autoestima.
A otoplastia é um procedimento altamente individualizado e você deve fazê-lo para si mesmo, não para satisfazer os desejos de outra pessoa ou para se adaptar a qualquer tipo de imagem ideal. Crianças boas candidatas à otoplastia são: crianças saudáveis, sem doença com risco de vida ou com infecções crônicas não tratadas de ouvido, geralmente, crianças com cinco anos de idade, ou quando a cartilagem da orelha já é estável o suficiente para a correção, crianças cooperativas e que sigam as recomendações médicas, crianças capazes de expressar o que sentem e não manifestam objeções durante a discussão da cirurgia. Adolescentes e adultos bons candidatos à otoplastia são: indivíduos saudáveis que não tenham doença com risco de vida ou condições médicas que possam prejudicar a cicatrização, não fumantes, indivíduos com visão positiva e metas específicas dos resultados.
Previamente à cirurgia, pode ser necessário: fazer exames de laboratório ou avaliação médica, tomar certos medicamentos ou ajustar seus medicamentos atuais, parar de fumar bem antes da cirurgia, evitar tomar aspirina e alguns anti-inflamatórios e medicamentos naturais, pois podem aumentar o sangramento.
Fonte: Sociedade Brasileira de Ciriurgia Plástica
21 99776-6872
/ 21 96993-8694